Sancionada em 3 de novembro de 2021, a Lei 14.233 institui o Dia nacional de conscientização e enfrentamento da Fibromialgia como 12 de maio. Entretanto, em Santa Maria, uma série de atividades inicia nesta quinta-feira (11).
Promovido pelo Grupo Fibromialgia SM, a iniciativa contará com exposição fotográfica e diálogos com a comunidade. Atualmente, mais de 300 pessoas têm a doença no município. Para Carolina Cunha, que é uma das gestoras do grupo, a conscientização sobre a síndrome é essencial para que pessoas que têm fibromialgia sejam acolhidas.
– Esse grupo está lutando junto, por políticas públicas, para que a fibromialgia seja reconhecida e tenha a devida atenção, bem como um atendimento mais adequado pela comunidade médica, em todas as esferas, desde o atendente na recepção ao médico especialista. Mais do que a conscientização, buscamos a sensibilidade para com a dor e sofrimento dessas pessoas – enfatiza Carolina.
Programe-se!
- O quê – Campanha Maio Roxo, do Grupo Fibromialgia SM
Atividades:
Exposição Fotográfica “A dor sendo visível, eu existo!”
- Quando – De 11 a 19 de maio.
- Onde – Hall da Câmara de Vereadores de Santa Maria (Rua Vale Machado, 1415, Bairro Centro)
Panfletagem e conscientização sobre a fibromialgia durante a Feira do Livro
- Quando – Sexta-feira (12), a partir das 14h
- Onde – Estande da Câmara de Vereadores
O que é fibromialgia?
A fibromialgia é uma doença crônica, sistêmica e poliarticular, ou seja, que afeta várias articulações e músculos, provocando dor permanente no indivíduo. A síndrome geralmente está associada a outras patologias, que requerem acompanhamento médico e tratamento medicamentoso.
Pessoas com fibromialgia podem desenvolver os seguintes sintomas:
- Sensibilidade ao toque
- Síndrome do intestino irritável
- Sensação de pernas inquietas
- Dores abdominais
- Queimações
- Formigamentos
- Dificuldades para urinar
- Cefaleia (dor de cabeça)
- Cansaço
- Sono não reparador
- Variação de humor
- Insônia
- Falta de memória e concentração
- Distúrbios emocionais e psicológicos, como ansiedade e depressão.
A fibromialgia não tem cura, mas pode ser controlada. O tratamento é multiprofissional, sendo recomendado o acompanhamento com psicólogo, psiquiatra, reumatologista, neurologista, traumatologista e outros especialistas.
Avanços
Um novo Projeto de Lei (PL) foi aprovado na Câmara de Vereadores de Santa Maria na terça-feira (9). De autoria do vereador Adelar Vargas (MDB), o PL 9.566 garante atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia no âmbito de estabelecimentos municipais. Entre as providências da proposta, estão a inclusão de pessoas com fibromialgia nas filas de atendimentos preferenciais já destinadas às pessoas especificadas na Lei Federal nº 10.048 e prioridade nas vagas de estacionamento.
O projeto, que recebeu parecer favorável de todos os presentes, foi encaminhado para o Executivo. Vale lembrar que esta proposta é uma luta antiga. Em março de 2020, um projeto de lei com objetivo semelhante foi submetido à Câmara de Vereadores de Santa Maria,e não tramitou, por conta de um parecer da procuradoria geral.
De 2014 até o momento, Santa Maria contava apenas com duas leis relacionadas à fibromialgia. São elas:
- Lei 5879, de 6 de junho de 2014 – institui o Dia de Conscientização sobre a fibromialgia a ser celebrado anualmente no dia 12 de maio. A data está inclusa no Calendário Oficial do município.
- Lei 6377, 19 de agosto de 2019 – institui o Maio Roxo, período no qual monumentos, prédios, residências, pontos turísticos e afins são iluminados na busca por chamar a atenção da população para a doença.